São Nicolau

 




 
 
  A ilha de S. Nicolau com 346 km2 e com 13.536 habitantes mostra o resultado de um passado vulcânico muito activo. Monte Gordo com 1304 m é o ponto mais elevado da ilha e a ele confluem dois maciços, um no sentido norte/sul e outro no sentido este/oeste.

A ilha, com potencialidades agrícolas, começou por ter como principal produto de exportação o café, vindo este a ser substituído pela cana do açúcar.

A vila da Ribeira Brava é a sede administrativa do concelho. É uma vila com ruas estreitas e onde, pela sua arquitectura e simbolismo, se destacam a Igreja Matriz e o Seminário-Liceu, este aberto em 1866. Reconhecida como o berço do movimento literário “Claridade”, um marco para a literatura caboverdiana, distingue-se como um importante foco de cultura que veio influenciar várias gerações de intelectuais caboverdianos.

A pesca é uma actividade importante na ilha e serviu de base à instalação de uma indústria de conservas de peixe no Tarrafal, que fica situado no extremo leste. 

Actividades

Trekking ou caminhada

Situado no ponto mais alto da ilha, com pouco mais de 1300 metros de altura, o Parque Nacional de Monte Gordo, é uma excelente escolha para aqueles que gostam de uma valente caminhada, aventura ou trekking.
Vale a pena a viagem ao seu topo, de onde a vista é fascinante, podendo avistar-se os ilhéus Branco e Raso, e as ilhas de São Vicente e Santo Antão.

Passeios
O Juncalinho, a nordeste da ilha, é um passeio obrigatório, que convida a um mergulho na fabulosa piscina natural de águas cristalinas e esverdeadas.
Para o norte fica a Ribeira da Prata. Para quem gosta de curiosidades etnográficas, a chamada “rotcha Scribida” com as suas inscrições é um mistério a desvendar, uma paisagem soberba que se transformou em mito e que nos lembram paisagens remotas, habitadas pelos nossos antepassados.

Festas populares
A festividade mais importante da ilha é a festa do São João, comemorada a 24 de Junho, q com desfiles e o rufar de tambores. É nesta ilha que todos sabem dançar a “mazurka”, um género de contradança com raízes na Europa.

A especialidade gastronómica é o “Modje de Capóde”, um ensopado de carne de cabrito capado ou carneiro, com mandioca, banana verde, batata, abóbora e inhame.

Como chegar
Há voos regulares a partir do Sal e de S.Vicente.

 

 

 



https://www.facebook.com/antonio.lopes.520